22/06/2017 - PROFISSIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IGARAPAVA (SP) E DO INSTITUTO CORPORE, REALIZAM GRUPO HIPERDIA E GRUPO DE GESTANTES


Foi realizado no dia 31/05/2017 na unidade básica de saúde Central, município de Igarapava o grupo hiperdia e grupo de gestantes.

A podóloga Fernanda relata que fissuras e unhas encravadas são comuns nesse período e devem ser tratadas por podólogos.

Popularmente chamadas de rachaduras, as fissuras nos pés são bastante comuns durante a gravidez. A sobrecarga de peso, bem como o inchaço dos membros inferiores, podem causar grande desconforto para as futuras mamães e, em casos mais severos, dor e sangramento.

O inchaço, chamado edema gravitacional, acontece quando o sangue começa a circular mais devagar pelo corpo ocasionando retenção de líquidos. Nos dias quentes, com a dilatação dos vasos sanguíneos, o problema se agrava. Conforme especialistas uma das causas é a mudança hormonal do período e a maior produção de progesterona pelo corpo. Há também os casos em que o sistema linfático é normalmente mais lento e possibilita o inchaço com mais facilidade.

Segundo explica a podóloga, o importante é se submeter a avaliação de um podólogo para a indicação do tratamento mais adequado. “As gestantes podem fazer uma hidratação profunda com parafina com um profissional especializado para preparar os pés para a gestação. Depois, em casa, é só manter o tratamento com cremes à base de ureia ou com silicone, que possuem alto fator de hidratação. Uma vez por semana, após a aplicação do creme, envolver os pés com papel filme por 30 minutos. Isso aumenta o poder de absorção”.

Outro problema que pode ocorrer nesse período é o encravamento das unhas dos pés. Isso pode acontecer, quando os pés, maiores que o normal, ficam apertados nos sapatos. Usar calçados mais folgados e confortáveis é a saída.

“Já após o parto a tendência é que a mamãe volte ao peso normal e os pés desinchem, mas até que isso aconteça, a hidratação e o corte correto das unhas com um profissional habilitado continuam sendo muito importantes”, encerra a podóloga.

Confira abaixo alguns cuidados que as mulheres devem ter com os pés durante a gravidez: 

1.Beber bastante água;

2.Diminuir o uso do sal;

3.Evite lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. Só o podólogo sabe a intensidade que pode dar ao lixamento a fim de não romper mais tecidos, agravando o caso;

4.Hidratação diária dos pés;

5.Buscar tratamento com um profissional habilitado, durante e após a gestação;

6.Enquanto existir a fissura, evite o uso de chinelos e rasteirinhas. Opte por sapatos fechados mais confortáveis.

 

No final do evento foi sorteado um carrinho de bebê para as gestantes que participaram.

A ação contou com a participação de 35 pessoas e foi proporcionada pelo enfermeiro Ronaldo Machado, técnicas de enfermagem Keith Soraya, Thais Souza, recepcionista Nayara Carrer, podóloga Fernada e agentes comunitários de saúde.


Voltar