0800-000-5252 |

22/05/2017 - Braço do Norte/ SC- Na semana do dia 24 a 28 de abril foi realizado a semana de combate a Hipertensão denominada: "Quem Tem Coração Combate a Hipertensão”


Na maioria das vezes não conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores podem ser responsáveis.

Fatores externos: Hereditariedade: Recebemos a pré-disposição, que pode apresentar-se em vários membros da família; Idade: O envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos; Raça: Pessoas da raça negra são mais propensas a pressão alta; Peso: A obesidade é um fator de risco!

Fatores Internos: Falta de exercício: A vida sedentária contribui para o excesso de peso; Má alimentação: pouco consumo de frutas e verduras e aumento do consumo de comida rápida; Sal em excesso: pode facilitar e agravar a hipertensão arterial; Álcool: O consumo exagerado de compromete a pressão arterial; Tabagismo: é um fator de risco das doenças cardiovasculares; Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão.

Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas, apesar da coincidência do surgimento de determinados sintomas que muitos, de maneira equivocada, consideram associados à doença, como por exemplo, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço.

Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira (Sociedade Brasileira de Hipertensão).

Em Braço do Norte foi realizado bate papo sobre HAS em todos os Estratégias Saúde da Família (ESFs) e com todos os grupos desenvolvidos entre NASF e ESF, abrangendo cerca de 200 pessoas. Cada profissional ficou responsável por debater o cartaz desenvolvido para esta data e fixar o mesmo no local de maior movimento. Os participantes demonstraram muito interesse pelo assunto e foi possível debater dúvidas sobre o assunto.

 

Executores da Ação

 

Cláudia Meurer – nutricionista

Tamara Gonçalves – nutricionista

Juliano Cargnin – fisioterapeuta

Ruth Pires – fisioterapeuta

Elis Marina Correa – educadora física

Elis Marina Correa – educadora física

 

 

“Eu senti muita diferença na minha pressão depois de começar a fazer exercícios físicos, a nutricionista quando vem aqui também ajuda muito, é ótimo! ’’

Maria Fernandes, 51 anos.


Voltar

Social: